quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Minha vida de blogueira


Adoro a profissão de blogueira. Certamente pela oportunidade e pelo frescor. Os blogs, por serem menores de quinze anos, ainda não fizeram escola e nem discípulos. São águas de experimentos. Ninguém pode afirmar com certeza onde eles vão aportar.
O blogueiro é um profissional todavia não etiquetado. Parente próximo do cronista, mas sem o peso da tradição. Primo do jornalista, mas sem os manuais de redação. Amigo do escritor, mas sem o lastro literário.
Alguém deve estar pensando: "O blogueiro é um joão-ninguém." Bom, no meu caso, sou uma maria-ninguém. E me orgulho de ser essa Maria, pois posso procurar acertar errando bastante.
Errar, senhoras e senhores, é uma bênção. É boa maneira de encontrar um caminho pessoal, um jeito genuíno de fazer as coisas. Só não erra quem copia aqueles que fizeram o certo. Mas aqueles não sou eu.
Então, se no teclado da sua vida faltar a combinação ctrc / ctrv a saída é inventar, errar, acertar. Blogueiros são bons nessa prática, pois entenderam que para serem ouvidos precisam cantar suas próprias canções. Mesmo que desafinando o coro dos afinados.
Também existem os leitores de blogs. Uma gente implacável que diz na lata do que não gostou. Gente que já vai avisando que não tem tempo a gastar. Eles não jogam confetes, não reverenciam autores. E se lixam para a Academia Brasileira de Letras.
Verdade que leitores de blogs também podem ser generosos. Quando gostam do que leem, recomendam, compartilham. Distribuem palavras de estímulo e tapinhas nas costas. Realizam o sonho máximo de qualquer autor: ver seu texto passado para a frente.
Ser uma blogueira, já escrevi uma vez e volto a escrever, é parecido a ser uma stripper profissional. A diferença é que em vez de tirar a roupa para o público, você desnuda o coração e a cabeça.
E claro, no lugar de vaias ou aplausos, vou ler as manifestações dos leitores internautas. Cruéis, amigáveis, confusos, exatos. Esses comentários servirão de farol para o próximo post que, no desejo desta blogueira, terá menos erros do que o anterior.



* Texto adaptado do site: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/minha-vida-blogueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário